- Voltar ao Início »
- Eliminar o pó de casa é questão de tecnologia; veja como
Postado Por : DarkinhoOo
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Esse mal é quase invisível e praticamente impossível de conter. Para uma casa que acumula pó, o remédio pode ser apostar em soluções tecnológicas. São diversas as opções para combinar eficiência e sustentabilidade, sem deixar a casa suja nem aumentar o risco de alergias.
Robôs que limpam a casa
Rosie, o robô dos Jetsons que limpava toda a casa, não é mais ficção. O sonho de apertar um botão e assistir à limpeza do lar é realidade. Mais popular nos Estados Unidos - mas já com exemplares como o da LG à venda no Brasil -, o robô que limpa a casa tem até sensores para desviar de obstáculos no caminho. Alguns funcionam com minivassouras que vão arrastando a sujeira para dentro do compartimento do equipamento; outros têm uma peça para encaixe de panos para auxiliar na limpeza. Um modelo da americana iRobot vem com um controle no qual se pode programar funcionalidades, como quais áreas necessitam de mais dedicação para a limpeza.
Aspiração central tem mais força
Há algumas empresas no mercado que fazem instalação de um sistema central de aspiração. É uma solução intermediária entre um robô que limpa a casa sozinho e carregar o aspirador de um lado para o outro. A Hayden, por exemplo importou a tecnologia do Canadá e instala sistemas centrais de aspirador em casas e apartamentos. O diretor da empresa, Levon Sevzatian Filho, explica que cada peça ganha uma ou mais saídas para tubos onde podem ser acopladas mangueiras. Essa tubulação leva a sujeira para um grande aspirador que pode ficar na área de serviço ou na garagem. Há dois sistemas de recolhimento, um por ciclone - que separa as sujeiras maiores das menores e permite que seja usado um filtro lavável -, e outro que funciona com filtro descartável. "Os dois são cerca de cinco vezes mais fortes que um aspirador normal", explica. Sevzatian Filho também conta que a grande vantagem do sistema é que o ar que entra pelos tubos é filtrado na máquina longe do cômodo que está sendo limpo, o que minimiza as chances de alguma sujeira voltar para o ambiente.
Um clássico revisitado
A cada ano, as empresas de aspiradores de pó lançam novos sistemas de recolhimento da sujeira. Já há no mercado aspiradores que combinam duas tecnologias: a do ciclone e o de filtro HEPA. O diretor de produto da Arno, Gustavo Rosique, explica que a filtragem desse modelo é mais eficiente, pois é formada uma espiral no tubo prolongador que separa as partículas de sujeira do ar. Além disso, o vento passa por um filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air), que detém 99,4% das impurezas e ácaros. Esse sistema foi testado pela Associação Brasileira de Asmáticos, que o considerou eficaz na hora de limpar o ambiente. Rosique antecipa que o próximo lançamento da linha é um equipamento específico para limpeza de pelos de animais, um nicho identificado pela empresa como crescente.