- Voltar ao Início »
- Depois do Google Glass, outras empresas entram no páreo
Postado Por : DarkinhoOo
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
Recentemente, durante o evento Google I/O, em São Francisco, foi apresentado o produto que pode ser o próximo passo da conectividade móvel: um óculos equipado com câmera para fotos e vídeos, conexão com a internet e uma tela integrada a uma das lentes, pela qual o usuário poderá interagir com conteúdo online, além de fazer chamadas e transmissões de vídeos em tempo real.
O projeto que promete mudar a forma como vemos o mundo ficou em desenvolvimento por dois anos. Chamado Project Glass, o produto já está em pré-venda para desenvolvedores com preço de US$ 1.500, e sua entrega está prevista para 2013. Para o consumidor final, ainda não existe previsão de lançamento.
No encalço da novidade apresentada pela Google, o designer alemão Markus Gerke criou um conceito de óculos que funciona ligado ao serviço de fotos Instagram. O acessório seria capaz de tirar fotos, aplicar efeitos e postá-las na rede social voltada pra imagens. Após a divulgação de imagens do Instaglasses, Gerke afirmou em seu site que se trata apenas de um projeto ficcional, sem planos de se tornar realidade tão cedo.
A Olympus, fabricante de máquinas fotográficas, também apresentou seu protótipo de smart glass. O acessório, batizado de Meg 4.0, adicionará funcionalidades a óculos comuns, tendo bateria com autonomia de oito horas. Diferentemente do Google Glass, o protótipo necessita de um smartphone para funcionar. Por meio de bluetooth, o acessório seria conectado aos óculos e usaria funcionalidades do smartphone.
Outra marca que não ficou pra trás foi a Apple, que recebeu recentemente a patente de uma tecnologia - pedida desde 2006 - que projeta a imagem diretamente nos olhos do usuário por meio dos óculos. Por ser somente uma patente, a marca ainda não divulgou mais detalhes sobre sua funcionalidade ou previsão de quando o produto chegará ao mercado.