- Voltar ao Início »
- Procura por produtos Apple alimenta mercado de usados
Postado Por : DarkinhoOo
segunda-feira, 19 de novembro de 2012
A cada ano, os lançamentos da Apple mobilizam milhares de consumidores pelo mundo. Com essa renovação tecnológica aliada ao consumo crescente, aumenta também a procura por produtos usados e seminovos da marca. Os aparelhos são vendidos, em geral, em assistências técnicas e revendas, além de websites.
Para se ter uma ideia do volume de vendas mundiais da empresa, foram comercializados 26 milhões de iPhones somente entre março e junho de 2012, um aumento de 28% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, foram vendidos 17 milhões de iPads, um crescimento de 84%, além de 6,8 milhões de iPods e 4 milhões de Macs.
De acordo com o gerente da revenda carioca Made4You, Márcio Garcia Vilela, a procura é tão grande que os produtos usados dificilmente são anunciados no site da loja. A empresa mantém uma lista de espera para interessados em produtos específicos. Segundo Vilela, os descontos variam entre 30%, para seminovos, e 75%. Já na revendedora In Brasil, localizada em Campinas (SP), o volume de vendas fica em torno de 20 a 40 equipamentos por mês, com preços 30% a 50% abaixo do valor do produto novo. O gerente da companhia, Gonçalo Casanova, reitera que a grande maioria dos dispositivos comercializados são notebooks e computadores de mesa, mas eventualmente também há iPads e iPhones. Nas duas empresas, a maior parte dos aparelhos são fornecidos por clientes como parte do pagamento na compra de novos.
Na internet, a variedade de oferta desses produtos fica ainda mais evidente. Somente no Mercado Livre, estão à venda 5.500 itens da Apple. Já na página iMaculadas, criada para consumidores da marca norte-americana, são ofertados 4 mil equipamentos. Para interessados em levantar uma média de preços, o site internacional Mac2Sell dispõe de um mecanismo de pesquisa com base em bancos de dados de 38 países, inclusive do Brasil. Para realizar a busca, basta escolher o local e selecionar o produto desejado.