- Voltar ao Início »
- De novos Macs a iOS 6, veja o que esperar do evento da Apple
Postado Por : DarkinhoOo
segunda-feira, 11 de junho de 2012
O CEO da Apple, Tim Cook, comanda na segunda-feira a abertura da Worldwide Developer Conference 2012 (WWDC), tradicional evento para desenvolvedores da companhia que vai até 15 de junho. O keynote de abertura com o CEO da empresa de Cupertino tradicionalmente traz novidades em produtos e serviços, e durante as últimas semanas inúmeros rumores inundaram o noticiário de tecnologia. Desde MacBooks com Retina Display - a mesma tela do iPhone - até a nova versão do sistema operacional móvel da companhia, o iOS 6, cogitou-se de tudo um pouco para o evento em São Francisco.
A história mais quente em torno das novidades que o evento trará gira em torno do iOS 6, apesar de ser pouco provável que a nova versão do sistema móvel seja lançada imediatamente. Entre as novas funções que devem ser pelo menos mostradas no WWDC, espera-se que o Siri, assistente de voz do iPhone 4S, seja levado para o iPad, além de melhorias no iCloud e uma melhor integração da plataforma com o Facebook. Um novo serviço de mapas para competir com o Google também é esperado.
Ainda no campo do software, muitos analistas esperam que a Apple demonstre também o OS X Mountain Lion, que teve sua versão de testes lançada em fevereiro. Se não disponibilizar a nova versão do seu sistema operacional, a empresa de Cupertino deve pelo menos dar uma data de lançamento.
Entre as novidades de hardware, sites especializados vêm divulgando que essa WWDC pode ter a maior atualização simultânea de Macs da Apple. Um novo MacBook Pro, mais fino, com tela Retina e a troca do disco rígido por um SSD - como no Air - pode aparecer no palco do evento. Além disso, fontes afirmam que a linha do MacBook Air pode ser renovada. Não há muito consenso sobre se o aparelho pode receber Retina Display, mas o que se espera é que a atualização faça com que a máquina seja equipadas com os novos chips da Intel, o Ivy Bridge.
Quanto ao resto da linha Mac, os rumores são mais fracos. Muitos sites noticiam que o iMac pode ganhar uma melhora na qualidade da tela, mas ninguém aposta com convicção que ela seja Retina. A quarta atualização pode acontecer ou nos Mac Pro - que pode receber o sistema Thunderbolt - ou nos Mac Mini - que pode ser atualizado para o processador Ivy Bridge, mas nenhuma das duas especulações estão sendo encaradas com muita confiança.
Um lançamento que vem sendo muito aguardado com relação à Apple era a de uma plataforma de aplicativos para a Apple TV, o que encorajaria desenvolvedores a criarem programas para o dispositivo, assim como já acontece com iPhones e iPads. Bem menos falado e pouco provável é um televisor inteligente da companhia. Apesar de o presidente da Foxconn, Terry Gou, ter afirmado em maio que a fabricante se preparava para produzir o aparelho, o mais certo é que uma "iTV" deva aparecer só no ano que vem.