- Voltar ao Início »
- Pirataria: empresas querem que internautas denunciem
Postado Por : DarkinhoOo
quarta-feira, 7 de novembro de 2012
A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e a Software Alliance (BSA) - associação internacional de combate à pirataria de software - querem que os internautas ajudem a encontrar os "piratas" no Brasil. As entidades lançam o Portal de Denúncias de Pirataria de Software. O canal receberá denúncias anônimas sobre empresas e revendas que utilizam ou comercializam programas sem o devido licenciamento.
As denúncias, feitas anonimamente, consistem no preenchimento de um formulário online que pede nome da empresa, ou razão social, endereço do site, telefone e como o internauta tomou conhecimento do uso de softwares piratas no estabelecimento.
Outros dados, como número de computadores, número de colaboradores, endereço, e nomes de executivos como presidente, responsável financeiro, jurídico e da TI também são solicitados.
Em nota, as associações não deixam claro que medidas tomarão uma vez que uma empresa tenha sido denunciada.
No Brasil, a cada 10 programas adquiridos ou baixados pela internet, mais de cinco são obtidos ilegalmente, de acordo com dados da BSA, que estima que, se a taxa de pirataria no país fosse reduzida de 53% para 43%, a receita das indústrias aumentaria quase R$ 8 bilhões, dos quais 74% permaneceriam dentro do país, além da geração de 12 mil novos empregos.
"Quando reduzimos a pirataria no Brasil, geramos empregos, contribuímos para o desenvolvimento econômico do país e melhoramos a imagem das empresas brasileiras no cenário mundial", diz Gérson Schmitt, presidente da ABES.