Postado Por : DarkinhoOo sexta-feira, 9 de novembro de 2012



A computação em nuvem está se tornando uma alternativa cada vez mais popular para guardar conteúdos pessoais e corporativos. No entanto, além de utilizar sistemas públicos, também é possível criar uma nuvem privada, dentro de um ambiente com acesso restrito e personalizado. A grande diferença entre as duas é que as private clouds têm um data center próprio. Em geral, opta-se por esse tipo de computação em busca de mais segurança e privacidade, contudo, são necessários investimentos em infraestrutura e profissionais especializados. 

Professor na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Unicamp, Marco Aurélio Henriques explica que as nuvens são sistemas computacionais formados por vários equipamentos de processamento e armazenamento, além de um conjunto de softwares. Localizadas no mesmo lugar ou distribuídas geograficamente, essas tecnologias oferecem aos usuários uma infraestrutura para armazenamento de dados e processamento de informação. O acesso a esse conteúdo ocorre por meio de um endereço de internet. Segundo ele, a diferença entre uma nuvem privada e uma pública seria, portanto, que a primeira possui um data center próprio, em que todos os equipamentos foram programados e organizados para prover apenas uma instituição ou um grupo de pessoas. Diferentemente de clouds como o Dropbox, em que uma única estrutura dá suporte a milhares de usuários de todo o mundo. 

Legislação limita armazenamento de informações financeiras fora do País
Diretor de novas tecnologias aplicadas na IBM Brasil e autor do livro Computação em Nuvem: Transformando o Mundo da Tecnologia em Informação, Cézar Taurion, aponta que as private clouds possibilitam um maior controle, customização e segurança do conteúdo. Para ele, esse tipo de tecnologia é indicado para instituições de grande porte que armazenam dados altamente sigilos, como bancos e órgãos do governo. Além disso, segundo o professor na Faculdade de Computação de Informática da Fundação Armando Álvares Penteado Rodrigo Assirati, a computação privada se faz necessária também porque a legislação brasileira detém algumas regras quanto ao armazenamento de informações financeiras fora do país, o que dificulta a utilização das nuvem públicas que, em geral, pertencem a companhias estrangeiras. 

Segundo Taurion, esse sistema requer um alto gasto com capital, pois necessita de investimentos em infraestrutura e em funcionários especializados para realizar os backups e outros procedimentos padrões. Pare ele, não há motivos para empresas de pequeno porte utilizarem nuvem privada, pois há diversas opções públicas de qualidade, que possibilitam uma segurança bastante significativa. O especialista compara as nuvens públicas com quartos de hotel, em que cada usuário tem um espaço próprio, apesar de habitar um mesmo sistema. 

É possível, no entanto, que até mesmo pessoas físicas ou empresas de pequeno porte utilizem nuvens privadas. De acordo com o professor Henriques, para isso, basta que o investidor tenha um computador conectado permanentemente à internet e tenha um endereço IP fixo. Por meio de softwares gratuitos de private clouds (como o Owncloud, por exemplo), é possível criar um ambiente de armazenamento acessível de qualquer ponto do planeta. No entanto, é necessário que alguém possa dedicar tempo, esforços e recursos econômicos para manter a nuvem no ar de forma confiável. "Isso significa, entre outras coisas, ter tempo para administrá-la e cuidar para que os dados nunca desapareçam, caso surja algum problema técnico. Ou seja, é preciso ter uma política bem rigorosa e disciplinada de coleta de backups", acrescenta o pesquisador. 

Apesar de ser um recurso importante para instituições que trabalham com dados sigilosos, a nuvem privada tende a permanecer como um recursos restrito. Tanto o especialista da IBM quanto os dois professores concordam que o mais provável é que a computação em nuvens públicas se torne mais comum e abrangente.

Deixe seu Comentário

Assinar Posts | Assinar comentários

Total de página Visitadas

Popular Post

Parceiros

Parceiros
vidadeprogramador

VAIDADE SUTIL

Membros



- Copyright © InfoLightBR - Powered by Blogger -